O sistema de refrigeração do iPhone 16 Pro representa uma melhoria significativa em relação aos modelos anteriores do iPhone e incorpora alguns recursos inovadores em comparação com outros smartphones topo de linha:
Sistema de resfriamento passivo
- O iPhone 16 Pro usa um sistema de resfriamento passivo que inclui uma subestrutura de alumínio colada à estrutura de titânio usando difusão de estado sólido[1][2]. Isto permite uma transferência eficiente de calor dos componentes internos para o chassi.
- Outros smartphones, como os da Samsung e do Google, utilizam frequentemente sistemas de refrigeração ativos, como câmaras de vapor, que são mais complexos, mas potencialmente mais eficazes[1].
Composição de materiais
- A Apple utiliza grafite para conduzir o calor do chip para o chassi de alumínio, que é projetado para concentrar o calor em áreas específicas para melhor gerenciamento térmico[1][3].
- O uso de grafite não é exclusivo da Apple, já que muitos fabricantes de Android usaram materiais semelhantes para melhorar a transferência de calor[3].
- No entanto, o iPhone 16 Pro também possui uma subestrutura de alumínio revestida de grafite, que melhora ainda mais a condução de calor dos chips para o chassi[2].
Melhorias de desempenho
- A Apple afirma que o sistema de refrigeração do iPhone 16 Pro permite um aumento de 20% no desempenho sustentado em comparação com os modelos anteriores[1][2].
- Isso é conseguido reduzindo a necessidade de estrangulamento térmico, que pode ocorrer quando os dispositivos superaquecem e reduzem o desempenho para gerenciar os níveis de calor[1][3].
Limitações
- Apesar desses avanços, o sistema de refrigeração do iPhone 16 Pro ainda carece de algumas das soluções mais avançadas encontradas em outros smartphones, como câmaras de vapor[1].
- A ausência de um sistema de resfriamento ativo pode limitar sua eficácia em cenários de uso extremo, podendo fazer com que o dispositivo fique mais quente do que alguns concorrentes sob uso intenso e prolongado[1][3].
Em resumo, embora o sistema de refrigeração do iPhone 16 Pro represente uma melhoria significativa em relação aos iPhones anteriores, ele ainda tem espaço para avanços em comparação com alguns smartphones Android de última geração que utilizam soluções de refrigeração ativa mais sofisticadas. No entanto, espera-se que a combinação de materiais e mudanças de design no iPhone 16 Pro forneça melhor gerenciamento térmico e desempenho sustentado do que os modelos anteriores do iPhone.
Citações:[1] https://www.xatakaon.com/smartphones/the-standout-feature-of-the-iphone-16-and-16-pro-isnt-its-camera-or-its-processor-but-something -isso está bem escondido
[2] https://unboxdiaries.com/better-in-gaming-iphone-16-vs-predecessors/
[3] https://www.zdnet.com/article/apple-adds-innovative-cooling-features-to-new-iphone-16-pro-but-it-still-may-run-hotter/
[4] https://www.pcmag.com/news/on-iphone-16-and-16-pro-new-cooling-architecture-lets-you-run-big-games
[5] https://www.sindathermal.com/news/apple-is-developing-a-graphene-cooling-system-72637399.html
[6] https://bgr.com/tech/i-hope-the-iphone-16-wont-inherit-the-iphone-15-pros-overheating-issues/
[7] https://www.indiatoday.in/technology/features/story/apple-iphone-16-and-iphone-16-pro-quick-review-all-the-changes-you-cannot-see-2596870 -2024-09-10
[8] https://bgr.com/tech/iphone-16-might-fix-the-iphone-15s-overheating-issue-with-a-graphene-cooling-system/