Sim, 5G de banda baixa pode ser usada para suportar serviços de saúde remota em áreas rurais [1] [7]. O 5G de banda baixa é adequado para conectividade rural devido à sua ampla cobertura e capacidade de penetrar em obstáculos [1] [2].
Como 5G de banda baixa suporta assistência médica remota:
* A conectividade aprimorada 5G de banda baixa oferece melhor alcance e penetração, tornando-o ideal para fornecer conexões aprimoradas da Internet para áreas rurais e remotas [2]. Suas características superiores de propagação o tornam particularmente adequado para fornecer cobertura nessas áreas [4].
* O monitoramento remoto de baixa banda 5G suporta aplicações de agricultura de precisão, incluindo monitoramento remoto, irrigação inteligente e gerenciamento de culturas [1]. Os sistemas remotos de monitoramento de pacientes podem fornecer informações precisas e oportunas aos prestadores de serviços de saúde, o que permite a detecção precoce de problemas de saúde e planos de tratamento personalizados [7].
* As plataformas de telemedicina de telemedicina 5G permitem que os pacientes se conectem com os provedores de assistência médica por meio de videoconferência de alta definição e conduzam consultas virtuais, aumentando o acesso ao atendimento ao paciente, conveniência e flexibilidade, especialmente em áreas remotas ou carentes [7].
* Baixa latência A redução de latência no 5G aprimora os serviços de saúde em áreas rurais e apóia a assistência médica e a cirurgia remota, bem como procedimentos cirúrgicos remotos [3].
* Os hospitais inteligentes 5G melhoram os processos hospitalares, quebrando a barreira da largura de banda da Internet e criando hospitais inteligentes [6]. A conectividade 5G pode ser usada para monitorar as condições dos pacientes e alertar os médicos [10].
* O diagnóstico remoto e o tratamento da tecnologia 5G pode ajudar os médicos rurais a diagnosticar e tratar remotamente pacientes com poucos locais em locais remotos, bem como apoiar fluxos de trabalho que melhoram a eficiência e a eficácia dos fornecedores [9].
* Os serviços de emergência baixos oferecem conectividade sem fio mais confiáveis a serviços de emergência em áreas propensas a desastres ou locais remotos em comparação com as infraestruturas tradicionais [1]. A conectividade 5G em ambulâncias pode permitir que consultas remotas com especialistas forneçam tratamento de primeiros socorros em tempo real [10].
Citações:
[1] https://nybsys.com/5g-bands/
[2] https://www.openaccessgovernment.org/low-band-5g-broadband-for-better-rural-connectivity/172391/
[3] https://www.nature.com/articles/s41598-024-57641-7
[4] https://www.gsma.com/connectivity-for-good/spectrum/wp-content/uploads/2023/11/socio-economic-benefits-of-low-brand-spectrum.pdf
[5] https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/pmc8764898/
[6] https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1155/2021/8814364
[7] https://journals.lww.com/md-journal/fulltext/2024/05170/5g_enabled_smart_hospitals__innovations_in_patient.35.aspx
[8] https://www.mdpi.com/2076-3417/13/3/1469
[9] https://www.t-mobile.com/business/resources/articles/benefits-of-5g-rural-healthcare
[10] https://www.gsma.com/5ghub/5ghealthcare