Para melhorar a consistência da rede 5G, os operadores podem tomar medidas, como otimizar configurações de rede, implantar infraestrutura adicional e implementar técnicas avançadas para compartilhamento e agregação de espectro [1] [2]. As avaliações regulares de benchmarking podem ajudar a rastrear o progresso e garantir que as metas de qualidade de serviço sejam atendidas [1].
Várias estratégias podem ajudar a melhorar a consistência da rede 5G:
* Ajustando a configuração de rede, parâmetros e configurações de antena para melhorar a rede para aprimorar o desempenho da rede [1]. A análise da causa raiz dos dados de medição de referência pode revelar oportunidades de melhoria [1].
* Implantação de infraestrutura implantando infraestrutura adicional para aprimorar o desempenho da rede [1]. As células pequenas são um método econômico de ampliar a cobertura e o preenchimento de lacunas de cobertura, fornecendo cobertura direcionada em áreas específicas [2]. A densificação pode ser alcançada implantando locais celulares adicionais (células pequenas) [4].
* Uso do espectro Implementando técnicas avançadas de compartilhamento e agregação de espectro para maximizar o uso eficiente dos recursos de espectro disponíveis [2]. As agências governamentais podem alocar 80-100 MHz de espectro contíguo por operador em bandas 5G Prime e cerca de 1 GHz por operador em bandas de ondas milimétricas [2].
* Automação empregando automação de rede para garantir o desempenho do serviço de alta qualidade, reduzir custos e erros humanos e melhorar a confiabilidade do serviço [2]. A automação pode ajudar a identificar possíveis problemas e permitir o monitoramento contínuo do desempenho da rede e as condições de tráfego em tempo real, permitindo uma alocação eficiente de recursos de rede [2].
* Funções virtualizadoras de virtualização como roteamento e firewalls para reduzir a confiança no hardware proprietário, permitindo gerenciamento de rede mais flexível e implantação mais rápida de serviços [2].
* As redes de backhaul e transporte que atualizam as redes de backhaul e transporte para oferecer suporte ao aumento das demandas de tráfego à medida que as redes 5G, o que contribui para melhorar a capacidade e a conectividade da rede [2].
* Alocação de recursos Implementar esquemas de alocação de recursos nas redes 5G [7]. O tratamento de tráfego e operação da rede se tornou um problema de distribuição de recursos [7]. Aliviar a interrupção da rede ajuda a melhorar a QoS [7].
Outros fatores que melhoram a confiabilidade da rede 5G incluem aumento da largura de banda e velocidade, menor latência e corte de rede aprimorado [3]. O 5G incorpora recursos avançados de segurança, como criptografia de ponta a ponta, protocolos de autenticação segura e fatiamento de rede [3]. Além disso, o planejamento e o design de uma infraestrutura 5G devem considerar a transformação de ponta a ponta para incluir RAN, transporte e núcleo de pacotes [4].
Citações:
[1] https://omnitele.com/news/benchmarking-for-5g-mobile-networks
[2] https://mobile-magazine.com/top10/top-10-tips-for-scaling-5g-networks
[3] https://wraycastle.com/blogs/glossary/how-does-5g-improve-network-reliabilidade
[4] https://www.cisco.com/c/en/us/solutions/collateral/service-provider/service-fhers-serveice-provider/white-paper-c11-742416.html
[5] https://www.infovista.com/learning-center/5g-network-testing/a-complete-guide
[6] https://carrier.huawei.com/~/media/cnbgv2/download/products/servies/5g-planning-criteria-white-paper.pdf
[7] https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/pmc8512213/
[8] https://www.ibwave.com/5g-networks/
[9] https://www.ibm.com/think/insights/5g-advantages-disadvantages