Home Arrow Icon Knowledge base Arrow Icon Global Arrow Icon Usando componentes Vue.js em templates Laravel


Usando componentes Vue.js em templates Laravel


As melhores práticas para usar componentes Vue.js em templates Laravel incluem:

1. Usar API de composição Vue 3 com modo SFC: Use API de composição Vue 3 com modo SFC (Single File Component) para novos projetos ou componentes. Isso fornece uma sensação natural de JavaScript e uma proteção futura para o modo vapor[1].

2. Estrutura de pastas: Organize seus componentes Vue.js em uma estrutura de pastas lógica. Isso inclui pastas de nível superior para Layouts, Componentes e Páginas, com subpastas para Serviços, Contêineres, Loja, Utilitários e Widgets[1].

3. Páginas:
- Chamadas de API mínimas: tente usar o número mínimo de chamadas de API por página para buscar dados iniciais.
- Montado assíncrono: use montado assíncrono e aguarde chamadas de API. Primeiro, chame a API principal para carregar os dados principais e, em seguida, chame outras APIs para carregar os dados suspensos. Execute todas as operações de atribuição de dados no final de montado[1].

4. Componentes:
- Estrutura do componente: mantenha a estrutura das subpastas do componente igual às páginas para localizar e reconhecer componentes rapidamente.
- Componentes comuns: coloque componentes comuns, como botões e entradas, na pasta Widgets ou em uma subpasta compartilhada dentro dos componentes.
- Tag de seção: Use a tag de seção como tag pai em todos os componentes principais não funcionais para facilitar a depuração[1].

5. Serviços: importe APIs de um arquivo separado para mantê-las estruturadas e rastreáveis. Isso ajuda a manter as APIs organizadas por modelo[1].

6. Integração Vue e Laravel:
- Componente Geral Vue: Coloque componentes gerais do Vue e outros frameworks (como Axios) no arquivo `app.js`.
- Blade View: Crie uma nova instância do Vue em cada modelo de visualização Blade[2].

7. Propriedades do componente: use as propriedades do componente para transmitir terminais dinâmicos aos componentes. Isso permite uma geração dinâmica de URL mais fácil usando os auxiliares de URL do Laravel[5].

8. Ciclo de vida do componente: Use os métodos de ciclo de vida do Vue para buscar dados e tratar erros. Por exemplo, use o método de ciclo de vida `created` para buscar dados quando o componente for criado[5].

9. Tratamento de erros: Capture e trate erros adequadamente em seus componentes Vue. Isso garante que seu aplicativo permaneça estável e fácil de usar, mesmo em caso de erros[5].

10. Estilo e Animação: Use o suporte integrado do Vue para animações e transições para aprimorar a experiência do usuário. Isso pode incluir animações para transições de componentes e estilos para elementos de componentes[3].

Seguindo essas práticas recomendadas, você pode integrar efetivamente os componentes Vue.js com modelos Laravel e construir aplicativos web robustos e escaláveis.

Citações:
[1] https://dev.to/yogeshgalav7/best-practice-for-laravel-vuejs-application-35m6
[2] https://laracasts.com/discuss/channels/vue/best-practice-for-vue-blade-and-laravel
[3] https://www.iflair.com/laravel-with-vue-js-why-is-this-combination-classic-for-developing-web-apps/
[4] https://stackoverflow.com/questions/66995422/laravel-vue-best-practices
[5] https://pineco.de/vue-components-laravel-based-apis/