Enquanto a implantação de 5G nas áreas rurais está progredindo, geralmente fica atrás dos centros urbanos [1] [2]. No entanto, algumas regiões e projetos estão avançando para trazer 5G para as comunidades rurais [1] [4].
Nos Estados Unidos, grandes operadoras como a Verizon, AT&T e T-Mobile estão implantando redes 5G de banda baixa nas áreas rurais [1]. Iniciativas governamentais, como o Fundo de Oportunidade Digital Rural da FCC (RDOF), estão fornecendo financiamento para acelerar a expansão da banda larga [1].
Na Europa, a União Europeia visa fornecer acesso a conexões de 100 Mbps para todas as famílias até 2025, com 5G desempenhando um papel fundamental [1]. O projeto 5G RuralDorset no Reino Unido testou redes 5G independentes e não padronizadas em várias partes de Dorset, incluindo fazendas de agricultura e aquicultura, Costa Jurássica e Village of Worth Matravers [3]. O projeto RuralFirst da Cisco criou os Testbeds para 5G em três sites remotos, explorando estratégias como Rede Core de Cloud 5G, compartilhamento de espectro dinâmico e agro-Tech [4]. O Quickline Communications também testou a tecnologia 5G em aplicações rurais como agricultura inteligente e turismo, conectando comunidades mal atendidas usando espectro compartilhado em bandas de TV [4].
Citações:
[1] https://horizonpowered.com/5g-improve-rual-cobage/
[2] https://nybsys.com/does-5g-have-better-cobage/
[3] https://www.gsma.com/5ghub/ruralareas
[4] https://www.raconteur.net/technology/ talvez-5g-cobage
[5] https://www.rsnonline.org.uk/efforts-to-improve-mobile-cobage-in-rural- areas
[6] https://www.gsma.com/mobilefordevelopment/wp-content/uploads/2019/07/gsma-how-nnovation-can-drive-rural-connectivity-report-2019.pdf
[7] https://www.nperf.com/en/map/pk/-/-/signal
[8] https://media.neliti.com/media/publications/543220-a-5g-rural-romote-and-difficult-areas--b49e63d0.pdf