Nos Estados Unidos, os impulsionadores de sinal devem ser certificados pela Comissão Federal de Comunicações (FCC) [5]. Para comercializar legalmente um dispositivo de reforço de sinal, ele deve concluir o processo de teste e certificação da FCC, garantindo que ele cumpra os padrões técnicos e regulatórios para evitar interferências nas comunicações celulares [3]. O teste e a certificação da FCC envolvem revisão de conformidade antes do teste, testes de conformidade de laboratório, arquivamento da certificação da FCC e uma concessão de autorização de equipamentos [3]. Os dispositivos que passam testes e atendem aos requisitos recebem uma concessão de autorização de equipamentos, permitindo que eles sejam legalmente comercializados e recebam um ID da FCC [3].
Na União Europeia, os impulsionadores de sinal devem ter marcação de CE, indicando a conformidade com os requisitos ambientais e de segurança da UE [1] [5]. Esses dispositivos devem cumprir os regulamentos estabelecidos pelo European Telecommunications Standards Institute (ETSI) e pela União Europeia para garantir que atendam aos padrões de segurança e desempenho [1]. Eles não devem exceder os limites de energia especificados nos regulamentos da UE para evitar interferências, e a instalação adequada de acordo com as instruções do fabricante é obrigatória [1].
Fora da UE, os países específicos têm suas próprias autoridades regulatórias e requisitos de certificação para impulsionadores de sinais [1]. Por exemplo, no Reino Unido, os impulsionadores de sinal devem ser aprovados pelo OFCOM [1]. No Canadá, a inovação, a ciência e o desenvolvimento econômico do Canadá (ISED) deve aprovar impulsionadores de sinal, e o dispositivo deve ter o rótulo de certificação ISED [1]. Algumas regiões também podem exigir a aprovação de operadoras móveis antes de usar um reforço de sinal para evitar interferências na rede da transportadora [5].
Citações:[1] https://www.mobilesignalguru.com/blog/legal-requirements-and-regulações---mobile-signal-boosters/
[2] https://mysignalboosters.com/faqs/
[3] https://compliancetesting.com/fcc-certification-for-cell-phone-signal-boosters/
[4] https://climate.ec.europa.eu/document/download/edc93136-82a0-482c-bf47-39ecaf13b318_en?filename=policy_ets_GD0_ANNEX_I_EUETS_DIRECTION.POLICE_ETS_ETS_ANNEX_EUETS_DIRECTION.NFILECTION.POLICE_ETS_ENSEX_EUETS_ENDECTION.NFILECTION.POLICY_ETS_EUTS_ETS_ENDECTION.POLICE
[5] https://www.mobilesignalguru.com/blog/understanding-technical-specifications-of-mobile-signal-boosters/
[6] https://www.healthinformationportal.eu/sites/default/files/ref_document/28_ref_minutes_questions.pdf
[7] https://ec.europa.eu/docsroom/documents/7718/attachments/1/translations/en/renditions/native
[8] https://apps.fcc.gov/kdb/GetAttachment.html?id=Ow2JaTt7gTZSK1xuGG2b7g%3D%3D&desc=935210+D02+Signal+Booster+Certification+v04r03&tracking_number=20673