Home Arrow Icon Knowledge base Arrow Icon Global Arrow Icon Posso integrar o filamento com outros plugins vue.js


Posso integrar o filamento com outros plugins vue.js


O filamento é uma estrutura popular do painel de administração para o Laravel que permite a construção de interfaces administrativas poderosas com um design limpo e moderno. Quando se trata de integrar o filamento com os plugins vue.js, existem vários aspectos a serem considerados, uma vez que o filamento usa principalmente o LiveWire ou o inertia.js para sua arquitetura de front -end. No entanto, o vue.js pode complementar ou até ser integrado ao filamento de várias maneiras, especialmente ao criar componentes de interface do usuário mais interativos ou dinâmicos dentro de um back -end do Laravel.

integrando vue.js no filamento

O Filamento suporta duas pilhas de front -end principal: LiveWire e inertia.js. Inertia.js atua como a ponte para aplicativos vue.js ou react.js ou esbelto para se comunicar com eficiência com o Laravel no back -end. Se você estiver usando a pilha Vue via inertia.js em filamento, poderá integrar os plugins Vue.js mais naturalmente. Isso envolve a configuração do seu aplicativo Laravel com o vue.js e a adição de plugins VUE diretamente em seus ativos de front -end.

Você pode criar aplicativos Vue de página única (spas) ou componentes dentro do filamento, incorporando componentes VUE em páginas ou recursos de filamentos. Uma abordagem comum é usar a diretiva `@vite` para incluir ativos vue.js compilados ou criar componentes VUE que são montados em partes de uma página de filamento onde você deseja uma interatividade aprimorada.

Etapas típicas para integração com plugins vue.js:

1. Configurar o Vue em Laravel com filamento: primeiro, instale o VUE usando o NPM no seu projeto Laravel. Em seguida, configure a ferramenta de construção do front -end (Vite ou Webpack) para compilar seus componentes VUE.

2. Crie um componente ou aplicativo Vue: dentro do seu diretório de recursos, crie componentes VUE que usam os plugins que você deseja.

3. Usando o VUE em páginas de filamentos: Na sua página de filamento ou visualização da lâmina de recursos, inclua um elemento div que serve como ponto de montagem para o seu aplicativo ou componente Vue.

4. Mount Vue Componente dinamicamente: use um pequeno script JS para montar Vue no elemento e verifique se o plug -in é inicializado conforme a documentação do Vue Plugin.

5. Integre plugins: Qualquer plug -in de Vue compatível com sua versão Vue pode ser adicionado. Isso pode incluir bibliotecas de interface do usuário (como Vuetify, Element Plus ou Bootstrapvue), bibliotecas de gráficos (como Chart.js via Vue Wrapper) ou plugins de gerenciamento de estado (Vuex ou Pinia).

6. Construa e observe ativos: execute `npm run build` ou` npm run dev` para compilar os componentes do VUE junto com os plug -ins.

Exemplos de uso do plug -in VUE em filamento

-Construtores de página: por exemplo, o plug-in Filamentor demonstra como usar a construção de páginas modernas de arrastar e soltar com o Vue integrado a um painel de filamentos. Ele inclui a instalação do plug-in e a configuração da pilha de inércia de vue para lidar com a interface do usuário com os componentes VUE sem problemas dentro do filamento.

- Aplicativos de página única dentro do filamento: alguns desenvolvedores usam o VUE para criar mini spas no painel Filamento, criando novas páginas de filamentos com modelos de lâmina que carregam componentes VUE compilados. Isso permite adicionar painéis interativos, formas complexas ou interfaces dinâmicas usando plugins VUE ao lado da funcionalidade nativa do Filamento.

- Comentários e menções: plugins como comentaristas adicionam funcionalidades, como comentários com menções do usuário em modelos eloquentes em um aplicativo de filamento, aprimorando a camada de interatividade. Embora esse plug-in seja principalmente baseado em arame ao vivo, o vue.js pode ser misturado para as partes da interface do usuário, se desejar.

Melhores práticas para combinar plugins VUE com filamento

- Manter o gerenciamento do estado com cuidado: se seus componentes do VUE forem complexos e use plug -ins Vuex ou Pinia, verifique se o estado não entra em conflito com a reatividade do LiveWire se ambos forem usados ​​simultaneamente.

- Use montagem com escopo: Monte componentes VUE somente quando necessário nas páginas do filamento para evitar a sobrecarga de desempenho da inicialização desnecessária do VUE.

- Otimizar o carregamento: carregue plugins VUE condicionalmente por meio de importações dinâmicas se forem pesadas, para que o painel de administração do seu filamento permaneça rápido.

- Handle Autenticação e API: Use as rotas de API do Laravel ou os pontos de extremidade do GraphQL em conjunto com o seu aplicativo Vue para interação de dados seguros, encaixando -se perfeitamente no back -end do Filamento.

- Comunicação do componente: use eventos e adereços para se comunicar entre seus componentes VUE e componentes do LiveWire, se ambos forem usados ​​na mesma página.

Arquiteturas de plug -in disponíveis para filamento e vue.js

- Plugins de filamentos como pacotes de Laravel: o filamento suporta a criação de plugins ou pacotes modulares que podem encapsular páginas, widgets ou recursos de filamentos. Dentro desses plugins, você pode agrupar componentes e plug -ins Vue.js e registrá -los para carregar no painel Filamento. Essa abordagem modular mantém a integração de vue mantida e reutilizável.

- Sistemas de módulo para Laravel com filamento: pacotes como `nwidart/módulos de Laravel 'combinados com filamento permitem a organização modular do seu código de aplicativo, onde cada módulo pode ter seus próprios recursos de filamento e componentes de VUE, incluindo a integração dos plugins VUE dentro dos limites do módulo.

-Tomatophp e ecossistema de plug-in personalizado: várias coleções de plug-in da comunidade estendem os recursos do Filamento com a integração do VUE, fornecendo suporte ao plug-in do VUE fora do vue.

limitações e desafios

-LiveWire vs Vue: a pilha de arremesso de filamentos é principalmente orientada a PHP com renderização e reatividade do lado do servidor que não interagem diretamente com os plugins VUE. Assim, a integração completa do plug -in de vue geralmente requer o uso da pilha de inércia.js (vue) do filamento.

- Sincronização complexa de estado: a sincronização de alterações de estado entre os componentes do arco e Vue pode ser complexa e pode exigir manipuladores de eventos ou APIs personalizados.

- Construir complexidade de ferramentas: gerenciar configurações de vite/webpack para Laravel + filamento + plugins VUE pode se tornar complexo, especialmente com grandes conjuntos de plug-in ou dependências de plug-in de terceiros.

Resumo

O filamento pode ser integrado a outros plugins vue.js principalmente ao usar a pilha de front -end do VUE (inertia.js) em filamento. Isso facilita a incorporação de componentes e plug -ins de VUE dentro dos painéis, páginas e recursos dos filamentos. Seguindo as melhores práticas em montagem, gerenciamento de estado e otimização de construção, os desenvolvedores podem aproveitar o rico ecossistema de plug -in da Vue no painel de administração do Filamento. Os sistemas de plug -in modular em Laravel podem ajudar a agrupar e organizar essa integração de maneira eficaz. No entanto, se o uso da pilha LiveWire em filamento, a integração do plug -in do VUE é mais limitada e requer esforços adicionais de ponte ou abordagens de arquitetura mista. Vários plugins de filamentos existentes e pacotes comunitários demonstram casos de uso prático e configurações de caldeira para combinar plugins de VUE com a funcionalidade do administrador do filamento. Isso faz do Filamento uma plataforma flexível para aprimorar as UIs administrativas com a tecnologia Vue.js.

Essa cobertura detalhada abrange estratégias, ferramentas, exemplos de plug -in, considerações de integração e notas arquitetônicas para o uso de plug -ins Vue.js com filamentos com sucesso em projetos de Laravel.