A tecnologia 5G de banda baixa fornece cobertura extensa, reduz a latência em comparação com as redes 4G e é mais barato de implantar [1]. No entanto, o 5G de baixa banda tem menor capacidade em comparação com 5G de banda média e não suporta configurações de MIMO altas (entrada múltipla, múltipla saída), embora ainda seja usado em muitos ambientes urbanos, incluindo profundos internos [3] .
O espectro de banda baixa normalmente representa cerca de 18% do espectro e as bandas médias por 82%, dependendo do país [3]. No entanto, as antenas maiores necessárias para o limite de baixo espectro de banda a oportunidade de aumentar a eficiência espectral usando MIMO e feixe de feixe [3]. Enquanto a baixa participação da banda do espectro contra a banda média é de 18%, a participação da capacidade fornecida pelo espectro de banda baixa cai para 7% mais uma vez mais eficientes MIMO e feixe de feixe são introduzidos nas bandas médias [3]. Em áreas onde estão disponíveis áreas em que estão disponíveis espectro de banda média e baixa, os dados obtidos em redes móveis mostram que a banda baixa normalmente carrega entre 10-20% do tráfego, revelando uma lacuna entre a capacidade de tráfego da área de sub-1 GHz e a demanda de tráfego da área [ 3].
Atribuições adicionais de banda baixa podem aliviar as lacunas de capacidade e garantir que o espectro de banda baixa adicional acompanhe a expansão da banda média e alta (MMWave) é crucial para manter a igualdade digital [3]. Nas áreas urbanas, os dados do operador do mundo real demonstram que 80% do congestionamento da rede ocorre em banda baixa, que carrega 10-20% do tráfego médio nas cidades [3]. As taxas de dados experientes no usuário nas horas mais movimentadas ao usar banda baixa podem ser 80% mais lentas (DL) e 70% mais lentas (UL) que a banda média [3].
Citações:
[1] https://nybsys.com/5g-bands/
[2] https://www.ericson.com/en/blog/2021/6/what-why-how-5g-carrier-agregation
[3] https://www.gsma.com/connectivity-for-good/spectrum/wp-content/uploads/2022/07/5g-low-band-spectrum-1.pdf
[4] https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/pmc8512478/
[5] https://www.wilsonpro.com/blog/what-is-5g-low-band
[6] https://www.mdpi.com/2071-1050/15/6/5173
[7] https://www.gsma.com/connectivity-for-good/spectrum/wp-content/uploads/2023/11/socio-economic-benefits-of-low-brand-spectrum.pdf
[8] https://www.viavisolutions.com/en-us/literature/role-c-brand-5g-application-notes-en.pdf