Home Arrow Icon Knowledge base Arrow Icon Global Arrow Icon Como posso carregar módulos personalizados em um script do Azure Functions PowerShell


Como posso carregar módulos personalizados em um script do Azure Functions PowerShell


Carregar módulos PowerShell personalizados nas funções do Azure envolve algumas etapas. Veja como você pode fazer isso:

Usando a pasta Módulos

1. Crie uma pasta de módulos: na raiz do seu aplicativo de função do Azure, crie uma pasta chamada módulos. Isso pode ser feito usando o App Service Editor no portal do Azure.

2. Carregue os módulos personalizados: Coloque seus arquivos de módulo personalizado (por exemplo, `.psm1` e` .psd1`) dentro desta pasta Módulos. Você pode fazer upload desses arquivos usando o App Service Editor ou por FTP.

3. Reinicie o aplicativo de função: Após o upload dos módulos, reinicie o aplicativo da função do Azure para garantir que os módulos sejam carregados e disponíveis para uso.

4. Módulos de importação em seu script: você não precisa importar explicitamente módulos em seu script PowerShell se eles estiverem na pasta Módulos, pois as funções do Azure adicionam automaticamente essa pasta à `$ Env: Psmodulepath`. No entanto, se você precisar importar um módulo explicitamente por qualquer motivo, poderá usar o cmdlet `import-module`.

Usando o console kudu

Como alternativa, você pode usar o console Kudu para fazer upload de módulos:

1. Acesse o console KUDU: Vá para o seu aplicativo de função do Azure no portal do Azure e navegue até Ferramentas Avançadas (KUDU).

2. Módulos de upload: No console Kudu, navegue até o diretório do site/wwwroot do seu aplicativo de função. Crie uma pasta de bin, se necessário, e faça o upload de seus arquivos de módulo personalizado lá.

3. Módulos de importação em seu script: Como os módulos não estão em um caminho padrão, você precisa importá-los explicitamente usando o cmdlet `import-module` com o caminho completo para o arquivo` .psd1` do módulo.

Considerações importantes

- Caminho do módulo: verifique se os módulos são colocados em um local incluído no `$ env: psmodulepath` ou importá -los explicitamente.
- Reiniciar: Depois de adicionar ou atualizar módulos, reinicie seu aplicativo de função para aplicar alterações.
- Compatibilidade da versão: verifique se seus módulos personalizados são compatíveis com a versão PowerShell usada pelas funções do Azure.

Seguindo estas etapas, você pode carregar e usar com sucesso os módulos PowerShell personalizados em seus scripts de funções do Azure.

Citações:
[1] https://jeffbrown.tech/azure-functions-powershell-module/
[2] https://blog.tyang.org/2016/10/07/using-custom-powershell-modules-in-azure-functions/
[3] https://4bes.nl/2021/07/11/add-custom-modules-to-azure-functions-formo-powershell/
[4] https://stackoverflow.com/questions/72916606/custom-powershell-module-dails-to-import-in-azure-funion
[5] https://learn.microsoft.com/en-us/azure/azure-functions/functions-reference-powershell
[6] https://devblogs.microsoft.com/powershell/using-powershell-modules-in-azure-functions/
[7] https://tech.nicolonsky.ch/azure-functions-powershell-modules/
[8] https://pnp.github.io/powershell/articles/azurefunctions.html