Para receber notificações por e -mail antes do desligamento da VM, você pode seguir estas etapas, dependendo do seu provedor de nuvem ou da plataforma de virtualização:
para vm azul
1. Habilite o desbaste automático: configure o recurso de desgaste automático da sua VM no portal do Azure. Verifique se o horário de desligamento programado é pelo menos meia hora depois do horário atual, se você deseja que as notificações funcionem corretamente [1] [10].2. Configure as notificações: nas configurações de desgaste automático, especifique um endereço de email para receber notificações. Os usuários receberão um e -mail 30 minutos antes do desligamento da VM, permitindo que eles adie o desligamento, se necessário [10].
3. Use aplicativos lógicos do Azure: para notificações mais personalizadas, você pode criar um aplicativo lógico do Azure que aciona antes do tempo de desligamento. Este aplicativo pode recuperar os horários da VM e enviar e -mails usando o conector do Office 365 Outlook [3] [10].
para VMs do Google Compute Engine
1. Use o StackDriver: Embora o Google Compute Engine não ofereça notificações de email diretamente para desligamentos, você pode usar o StackDriver para notificações orientadas por eventos. Isso envolve a configuração de alertas para eventos específicos, como reinicialização de manutenção ou instância [2].2. Scripts personalizados: você pode escrever scripts personalizados para detectar eventos de manutenção e enviar notificações. Isso pode envolver o uso do servidor de metadados para detectar alterações no atributo `manutenção-event` [2].
Para outras plataformas (por exemplo, Vrops, Proxmox)
1. Configure alertas: em plataformas como VROPs, você pode criar alertas personalizados que acionam notificações de email quando uma VM é desligada inesperadamente. Isso envolve a configuração de definições e notificações de alerta na interface de gerenciamento da plataforma [5].2. Script para Proxmox: Para o Proxmox, pode ser necessário usar scripts para enviar notificações por email durante os desligamentos, possivelmente alavancando ferramentas como o NUT para desligamentos acionados por UPS [9].
Cada plataforma possui seus métodos específicos para lidar com notificações, por isso é importante consultar a documentação relevante para obter instruções de configuração detalhadas.
Citações:
[1] https://stackoverflow.com/questions/62571902/azure-vm-auto-shutdown-not-working-if-email-notification-is-inabed
[2] https://stackoverflow.com/questions/44653246/how-do-i-receive-notification-if-a-google-compute-engine-stance-restarts-ou-mi
[3] https://learn.microsoft.com/en-us/answers/questions/1349909/send-email-notification-on-stop-vm-scheduled-(usin
[4] https://helpcenter.veeam.com/docs/backup/hyperv/general_email_notifications.html
[5] https://www.vmignite.com/2017/03/vrops-ow-to-get-an-alert-and-email-notification-when-a-vm-is-down/
[6] https://www.servicenow.com/community/now-platform-forum/email-notifications-best-practices/m-p/1109117
[7] https://www.anoopcnair.com/postpone-auto-hutdown-of-azure-vm-using-email/
[8] https://docs.splunk.com/documentation/splunk/9.4.0/alert/emailnotification
[9] https://forum.proxmox.com/threads/configuring-email-notification-on-ups-shutdown.160680/
[10] https://learn.microsoft.com/en-us/azure/devtest-labs/devtest-lab-auto-hutdown