Home Arrow Icon Knowledge base Arrow Icon Global Arrow Icon Como a cobertura 5G nas áreas rurais se compara entre diferentes países


Como a cobertura 5G nas áreas rurais se compara entre diferentes países


A implantação de 5G nas áreas rurais varia significativamente entre os países devido a fatores como taxas de urbanização, topografia, investimento estratégico e políticas governamentais [1] [3] [4].

Disponibilidade:
* Países nórdicos: a Dinamarca se destaca na disponibilidade de 5G devido à sua alta taxa de urbanização, terreno plano e obrigações de cobertura para operadoras móveis [3]. Da mesma forma, apesar das baixas taxas de urbanização e climas desafiadores, a Noruega e o norte da Suécia mostram alta disponibilidade de 5G nas regiões rurais, apoiadas por investimentos financeiros [3].
* França: Enquanto a França lidera a disponibilidade urbana de 5G em 22%, suas áreas rurais ficam para trás a 13,5%, criando uma divisão urbana-rural significativa [5].
* Itália: A Itália demonstra um dos maiores escores de disponibilidade de 5G nas áreas rurais em 14,7%, perdendo apenas para a Suíça, e também mostra uma das menores lacunas rurais-urbanas [1].
* Alemanha e Suíça: Esses países não exibem diferença estatisticamente significativa na disponibilidade de 5G entre as áreas rurais e urbanas [1].

Baixar velocidades:
* França: as áreas rurais da França têm velocidades médias de download de 5G mais rápidas do que as das áreas urbanas da Alemanha, Itália, Espanha, Suíça e Reino Unido [5].
* Itália: A Itália experimenta o mais baixo 5G para elevação geral nas áreas rurais, 2,9 vezes. Em comparação com outros países, a proporção varia de 3,3 vezes na Suíça a 5,6 vezes no Reino Unido [1].
* Espanha: áreas rurais na Espanha Experiência 35,3% mais lentamente 5g de download de velocidades, o que se traduz em 45,3 Mbps mais rápidos nas cidades espanholas [1].

Fatores que contribuem para a divisão:
* Decisões estratégicas: Nos estágios iniciais dos lançamentos de 5G, muitos países priorizaram as áreas urbanas densamente povoadas, que ampliaram a lacuna entre as áreas urbanas e rurais [1].
* Custo: altos custos de implantação para o setor privado e incompatibilidades na cobertura e aceitação contribuem para o atraso das áreas rurais, especialmente para 5G independente [4].
* Terreno e clima: Terrenos desafiadores e climas do Ártico também podem afetar a disponibilidade de 5G, mas isso pode ser superado por meio de investimentos e tecnologia estratégicos [3].

Para abordar a lacuna de conectividade rural, alguns países estão agindo:
* Joint Ventures: Na Itália, Windtre e Iliad criaram uma joint venture para construir uma infraestrutura 5G compartilhada em áreas rurais [1].
* Apoio ao governo: Na Suíça, a Swisscom desempenha um papel significativo na prevenção de uma divisão digital entre as áreas urbanas e rurais, porque o governo tem um objetivo estratégico para impedir essa divisão [4].
* Apoio financeiro: o Banco Europeu de Investimento (EIB) concedeu empréstimos para facilitar a implantação de infraestrutura 5G e melhorar as redes 4G em áreas rurais de países como França e Suécia [3] [5].

Citações:
[1] https://www.opensignal.com/2022/08/30/the-rural-urban-divide-widens-with-5g-rollouts-in-italy
[2] https://nybsys.com/does-5g-have-better-cobage/
[3] https://www.ookla.com/articles/nordics-5g-q1-2025
[4] https://catalunya-internional.cat/media/upload/arxius/publicacacions/agoradp/agora14_ddt5g-en.pdf
[5] https://www.opensignal.com/2024/05/07/frances-urban-rural-mobile-experience-gap-has-narrowed-with-5g
[6] https://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:1084295/fulltext01.pdf
[7] https://www.statista.com/statistics/1215456/5g-cities-by-country/
[8] https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/pmc8659819/